Dicas para otimizar seu PC e Ganhar Dinheiro Extra

PC não completa BOOT

Sempre que vai ser ligado qualquer aparelho em uma tomada, antes é preciso saber qual é a tensão que existe nesta tomada, e saber também qual é a tensão que o equipamento foi projetado para funcionar, os motivos são mais do que óbvios.

Tem gente que compra equipamentos e não quer nem saber, como todo bom brasileiro, ele pensa que sabe tudo sobre qualquer coisa, por isso, chega em casa e liga o aparelho recém comprado na primeira tomada que vê, imagine se a loja deixasse a chave na posição de 110 volts, e a tensão nas tomadas fosse 220 volts.

Existem consumidores que pensam que equipamentos elétricos e motores não queimam quando são ligados na rede de 220 volts, mesmo que sejam projetados para trabalhar na rede de tensão de 110 volts, é claro que só ligar um ou dois minutos pode até não queimar, mas vai deixar o equipamento em risco e com a vida útil afetada.

Felizmente, a grande maioria dos equipamentos atuais são bi-volt, ou seja, tanto faz ser 110 volts ou 220 volts, qualquer tomada serve.

Um motor que foi projetado para funcionar em 110 volts e for ligado em 220 volts vai ter o esmalte que protege e faz o isolamento dos fios destruído, isso é válido para todo tipo de motor elétrico, nos equipamentos eletrônicos a resposta geralmente é instantânea, o defeito aparece com a queima da fonte de alimentação, ou queimam outros componentes, que por sua vez, pelo excesso de consumo, acaba por também queimar a fonte de alimentação.

A conclusão é que se ligar um equipamento elétrico ou eletrônico projetato para funcionar em 110 volts, ele não terá durabilidade, pode até funcionar por algum tempo, mas trabalhando de forma forçada terá aquecimento em demasia, acabando por destruir componentes ou isolamento de fios, isso depende de alguns fatores.

No caso de ligar um computador com uma fonte com a chave seletora na posição de 110 volts, presumindo uma corrente de 1 ampère, se esta mesma fonte for ligada em 220 volts, a corrente será de 2 ampères, a fonte pode ligar e funcionar 5 minutos ou até mais, mas também pode só ligar e queimar.

Muitas vezes fui chamado para descobrir por que um computador novinho em folha ligava mas não dava boot, é que os curiosos e sabedores de tudo sequer liam o manual de instrução, colocavam os fios no chute e se não funcionasse é que chamavam alguém para solucionar o problema.

Acontece que ligar uma fonte de 220 volts numa tensão de 110 volts (da saída do estabilizador), a fonte fornece a metade da tensão e a metade da corrente, por isso, o boot não se completava, praticamente não existe risco de queimar uma fonte nessas condições, mas pode acontecer da fonte nem sequer dar partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário